Portugal activity A11


ALICAMENTOS

A ciência tem permitido identificar e reconhecer alguns alimentos particularmente ricos em nutrientes benéficos para a nossa saúde. Esses alimentos podem ser utilizados como medicamentos naturais e ajudar na prevenção ou combate de algumas doenças.

image alhos.jpg (58.9kB)

image azeite.jpg (38.5kB)

image ervas_aromticas.jpg (11.0kB)


Mas a ciência tem servido também para enriquecer alimentos "perfeitamente normais", como o leite, o pão ou até ovos com esses nutrientes identificados como benéficos.

image leite_fibra.jpg (12.2kB)

image ovos_omega_3.jpg (5.7kB)


Poderá realmente a alimentação servir como terapêutica medicinal?

Telecharger le fichier Alicamentos.pdf (0.7MB)



NOVOS ALIMENTOS


Ao longo dos tempos, sempre se verificou a introdução de novos alimentos na Europa, facto que teve especial relevo a partir do século XV, com os Descobrimentos (ver receitas dos nossos avós - Os Descobrimentos e a gastronomia).

Consideram-se novos alimentos os que são desenvolvidos a partir de novas tecnologias ou processos de produção. Os alimentos consumidos tradicionalmente fora da UE também são considerados novos alimentos.

"Novos alimentos" incluem produtos como insetos, nanomateriais, mas também fungos, algas e novos corantes. São alimentos desenvolvidos a partir de novas tecnologias ou processos de produção. Os alimentos consumidos tradicionalmente fora da UE também são considerados novos alimentos.


image novos_alimentos1.jpg (66.9kB)

image novos_alimentos2.jpg (64.5kB)


Telecharger le fichier novos_alimentos.docx (0.4MB)


http://pt.euronews.com/2015/11/13/insetos-e-plantas-os-novos-alimentos-sao-seguros/


Telecharger le fichier Novos_Alimentos2.pdf (0.4MB)




Organismos Geneticamente Modificados


A aplicação da ciência à agricultura permitiu o aparecimento de OGMs ou Organismos Geneticamente Modificados. Os OGM’s possuem alteração em trechos do genoma realizadas através da tecnologia do RNA /DNA recombinante ou engenharia genética.
OGM’s e transgénicos não são sinónimos: todos os transgénicos são organismos geneticamente modificados, mas nem todos os OGM’s são um transgénico.


image OGMs.jpg (71.6kB)


image OGM2.jpg (53.5kB)


Telecharger le fichier OGM.pdf (1.3MB)

Telecharger le fichier OGM2.pdf (2.5MB)