Portugal activity A10


Foram desenvolvidos trabalhos com o objetivo de levar os alunos a compreender o processo de transformação de alguns alimentos. Para tal, foi construída uma tabela com os vários passos de transformação dos alimentos, desde a origem até chegar à nossa mesa.


The students researched the process of transformation of food, from earth to our tables. We created a table to analise the different phases of that transformation.


Processo de produção do queijo


O queijo pode ser fabricado a partir de leite de vaca, de cabra, de ovelha ou da mistura de leites e é uma das primeiras formas de conservar o leite e, por conseguinte, de conservar todos os seus elementos.
Apreciado desde o Neolítico, o queijo faz parte das mais remotas descobertas da humanidade. Sabe-se que por volta do ano 6 000 a. C. já se fazia queijo na Mesopotâmia. Alguns textos fazem referência a 12 000 a.C.
Reza a lenda que um pastor partira com as suas vacas em busca de alimento, deixando na caverna um odre cheio de leite. Ao regressar, querendo vertê-lo, saiu-lhe, em vez de leite, um líquido aguado, chocalhado dentro de uma massa estranha que não escorria para o exterior. Intrigado, o pastor rasgou o odre com uma faca, encontrando o primeiro queijo que os olhos humanos viram. O pastor provou então um pedaço, gostou e entusiasmou-se para tentar repetir o fenómeno que tinha observado.
Foram no entanto os Gregos e Romanos que desenvolveram a arte de degustar queijos, combinando-os com outros alimentos. Integraram-no como iguaria nos seus grandiosos banquetes, muito apreciados pelas classes mais privilegiadas. Durante a Idade Média, a produção de queijos limitou-se praticamente aos mosteiros medievais, que eram detentores de tecnologia bastante avançada para a época. Aqui foram criados novos queijos.
No século XIX Pasteur descobriu que as fermentações que determinavam os diversos tipos de queijos não eram próprias do leite, mas sim provocadas por microrganismos. Esta descoberta permitiu a seleção de fermentos e controlo do processo de fabrico do queijo. A partir dessa altura, o queijo passou a ser produzido por qualquer pessoa durante todo o ano.

O queijo é um produto fresco ou curado, de consistência variável, obtido por dessoramento após coagulação do leite. Os queijos apresentam diferentes teores de humidade e de matéria gorda, e podem conter adição ou não de outros ingredientes. Esta flexibilidade contribui para a diversidade de queijos presentes no mercado.


image queijo_fresco.jpg (5.9kB)

image queijo_amanteigado.jpg (3.8kB)

image queijos_secos.jpg (32.2kB)


Telecharger le fichier Inqueritoproducaoalimentarqueijo.pdf (0.4MB)


Processo de produção do iogurte


Origens

Crê-se que os primeiros iogurtes feitos pelo Homem datam do período Neolítico, altura em que seriam simples leites fermentados.
O leite fermentado é o produto coagulado obtido por fermentação devido à ação de fermentos (microrganismos) específicos sobre o leite. O iogurte, por sua vez, é um tipo específico de leite fermentado, que se distingue dos restantes leites fermentados pelo tipo de fermentos que o compõem. O iogurte é o produto coagulado obtido por fermentação láctica devido à ação exclusiva dos fermentos Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus termophilus sobre o leite.


A transição

A popularidade do iogurte pode ser atribuída ao investigador russo Ilya Metchnikoff, Nobel da Medicina em 1908, pela «Teoria da Longevidade» inspirada na longevidade dos povos dos Balcãs que consumiam produtos lácteos fermentados. Como consequência, no início do século o iogurte era considerado um medicamento, sendo comercializado apenas em farmácias.
O iogurte ganhou estatuto, notoriedade, prestígio e conquistou o seu lugar na alimentação.

Atualmente, aliando-se a todas estas vantagens, a tecnologia de produção de iogurte sofisticou-se enormemente, permitindo colocar no mercado iogurtes nas mais diversas apresentações.

image iogurte.jpg (7.8kB)

image iogurte2.jpg (24.3kB)



Telecharger le fichier Inquerito_producao_iogurte.pdf (0.5MB)


Processo de transformação da pêra rocha em sumo


image perarocha.jpg (6.3kB)

image compal_pera.jpg (46.4kB)


Telecharger le fichier inqueritoperarocha.pdf (0.4MB)

Telecharger le fichier Nectar_pera.pdf (0.5MB)